quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

VOLTANDO A ESCREVER...


Voltando a escrever neste espaço... depois de alguns anos desejando expor meus pensamentos e significações através da letra, mas sem muito sucesso, fui percebendo que a falta de tempo estava me afastando dos meus prazeres, estava sentindo-me roubada de mim. Voltei, por que a escrita é minha forma de ressignificação do dia a dia!
Não sei como vocês funcionam para se esvaziarem, mas eu funciono no verbo e na letra. A análise é onde o verbo se faz linguagem e significante, é lá que me faço desejo e desfaço o gozo sintoma. Faço análise sim, pois é nela que me faço!
Faltava a letra, depois de algumas tempestades a inspiração para inscrita sumiu, algo do cala-se me suprimiu ao silêncio textual. Foi no retorno analítico que o mutismo textual sessou e a escrita ressurgiu, o sujeito sucumbido renasceu!
Cresci em meio a leitura e a escrita de diários e pequenos textos. Lembro-me de na infância não termos recursos para a compra de livros, e aí tudo que eu achava na rua eu pegava para ler, a maioria dos meus livros eram doados ou encontrados em meio ao lixo. O meu pequeno tesouro foi do lixo e foi no lixo que eu encontrei a possibilidade de me fazer escrita. Em cada livro eu fui viajando nas histórias, nos países, nos locais e conhecendo mundos sem sair do lugar. Neste mundo (livros) eu tinha a possibilidade de transmutar-me enquanto ser e ia me inscrevendo enquanto sujeito desejante.
 Nunca tive a pretensão de ser escritora profissional, a escrita me vem de outra ordem, da ordem do rasgar-se para o reconstruir-se, e é nesse caminho que pretendo caminhar e voltar a letra.
Sei que a leitura anda preguiçosa e em desuso, pois as tecnologias vem afastando as pessoas dos livros e dos textos, o que está em ascensão são os vídeos e canais da internet que viralizam. É triste ver as grandes livrarias fechando e perdendo seus espaços! Vejo com isso, o crescimento da ignorância da letra, da história e da escrita, vejo uma geração sem base fundamentada para o diálogo e troca de conhecimento.  Não sou contra a internet ou as tecnologias, pelo contrário, faço uso em demasia das mesmas, mas não as tomo como minhas fontes exclusivas de informação, elas não funcionam como substituição dos livros, são ferramentas que vem para somar no buscar por conhecimento.
Bem, andando na contramão da massa que não ler, eu vou caminhar pela escrita, essa minha escolha, essa minha forma de reescrever-me! Eu continuarei neste caminho descobrindo novas formas de AFETOS no verbo e na letra.
Escolho os livros sempre, gosto do cheiro deles, gosto de grifá-los, gosto de senti-los, gosto de ver os vazios da estante sendo preenchidos por eles. Há tantos livros que perdi, outros que emprestei e não me devolveram, muitos que ainda não os li e não os tenho ainda. Tenho muito a desbravar neste mundo (livros)!
Bem-vinda escrita que ressurgi de forma tímida e sem grandes pretensões...
Quem quiser estar conosco neste espaço será um prazer tê-los aqui!
Cada texto será uma surpresa, não seguiremos um roteiro ou uma temática, será o que vier a cabeça, o que surgir, o que afetar, o que angustiar, o que incomodar! Será denúncia, será amor, será assuntos diversos, será vida, será o dia a dia!

Por Rosemary Silva
Graduada em Psicologia pela Faculdade do Vale do Ipojuca (2010). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Vale do Ipojuca - FAVIP (2012). Atua principalmente como Psicóloga Clínica no viés Psicanalítico. Também possui experiência em Psicologia Social. Atuou como Psicóloga, preceptora e Supervisora Técnica de Estágio em Clínica, na Clínica Escola de Psicologia da UNIFAVIP Wyden, nos anos de 2011 a 2018. Oferece Minicursos e Capacitação Profissional para Psicólogos, como também, é supervisora de casos clínicos em consultório privado. Participou a partir de 2014 até o início de 2016 como Membro da COMINTER (Comissão de Interiorização) e da Comissão Gestora da Subsede Vale do Ipojuca - Caruaru -PE. Conselho Regional de Psicologia 2º Região.
Administradora da página Limiar Psi e Idealizadora do Curso de Capacitação Profissional em Psicologia clínica. @limiarpsi
Esperamos sugestões e críticas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário