domingo, 13 de março de 2011

UM CIDADÃO DE SAIRÉ

Eu poderia inaugurar meu blogger com um texto qualquer de minha autoria ou de autoria de alguém que admiro. Mas resolvi usar este espaço e a inauguração do meu blogger, para homenagear um Senhor que tive o imenso prazer de conhecer em vida e que hoje não está mais entre nós.
Falo de seu Zuca como era conhecido e chamado por todos. Há cerca de um ano recebi um grande presente em um momento muito difícil de minha vida. Neste período fui convidada por minha amiga Darlane e seu esposo Vévé durante um fim semana para conhecer o município de Sairé-PE. Ao chegar ao município acabei me encantando com a receptividade das pessoas, e me apaixonei de cara pela família de Vévé, que me acolheu com muito carinho. Logo me senti partícipe daquela família, era como se fossem sangue do meu sangue, algo inexplicável. Depois de alguns minutos conheci um senhor de sorriso tímido, de estatura baixa, magrinho, de cabelos brancos e de fala mansa e delicada. Era seu Zuca Pai de Vévé.
Aquele senhor me chamou atenção. Ele falava baixo, não gostava de chamar a atenção e nem de incomodar ninguém. Todas ás vezes que estive em Sairé fui muito bem recebida por seu Zuca e sua esposa dona Nina. Durantes essas visitas eu ia conhecendo um pouco mais daquelas pessoas tão acolhedoras e aprendendo mais e mais sobre aquele senhor (Zuca) que havia me chamado tanto atenção.
Descobri que ele era um avô admirado pelos netos, um pai exemplar que havia lutado muito para educar e manter seus seis filhos. Seu Zuca era um homem temente a Deus, religioso, um homem do campo, simples, envolvido com obras sociais e com tudo que trouxesse desenvolvimento para sua amada Sairé. Além disso, foi um marido fiel, era um homem íntegro e de caráter honroso.  Um homem com grandes lembranças e muitas histórias para contar. Ainda descobri que ele tinha a mania da guardar coisas antigas e novas que lhe chamassem a atenção, para alguns, aquilo poderia parecer besteira, mas para seu Zuca cada objeto guardado tinha um valor simbólico.
 Alguns meses depois de ter conhecido seu Zuca, me indaguei, porque este senhor me chamou tanto atenção e me fez gostar dele de cara? Então, poucos minutos depois eu tive um insight... Foi identificação pura... Seu Zuca tinha coisas dele bem particulares e singulares que me fazia admirá-lo independente de qualquer outra coisa, mas havia muito nele do meu querido avô que faleceu há alguns anos . Foi isto, ele era super parecido com o maior homem de minha vida, meu pai/avô.
O motivo de eu reservar este espaço para falar de um senhor cidadão de Sairé, foi o de escrever para tentar elaborar a não mais existência física de seu Zuca entre nós. Antes de ontem fez um mês que seu Zuca faleceu devido a uma grave enfermidade no pâncreas.
Agora nos resta uma grande saudade daquele senhor de cabelos brancos como a neve, e que muito me ensinou com a sua simplicidade.  A admiração que tive por seu Zuca no início e durante todo decorrer de sua vida guardarei comigo para sempre, assim, como todas as lembranças dos dias dos quais tive o privilégio de estar perto dele ouvindo suas histórias. Seu Zuca se foi, levando consigo um pouco de nós, mas deixou conosco muito de si em sua linda lição de vida e fé. Ao senhor dedico este espaço e o meu muito obrigado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário